O que é?

O QUE É O ATENDIMENTO PSICOLÓGICO ONLINE. O Atendimento Psicológico Online ou orientação psicológica online não é psicoterapia e não substitui o atendimento psicológico presencial; tem por objetivo trabalhar questões pontuais de maneira breve, focal e específica, sendo no máximo 20 atendimentos, incluindo todos os meios usados (e-mail, chat, webcam).

É destinado a pessoas com dificuldades emocionais, pessoais e comportamentais. O cliente será atendido por um profissional COM O SEU CRP DEVIDAMENTE ATUALIZADO, qualificado a auxiliá-lo em suas demandas emocionais, com o intuito de promover o autoconhecimento e as mudanças desejadas, visando melhorar a qualidade de vida do solicitante. Caso, durante o atendimento de orientação psicológica on-line, mostre-se necessário aprofundar um acompanhamento, o paciente será adequadamente encaminhado para um atendimento psicológico presencial.

Assim, “todas as formas de atendimentos psicoterapêuticos realizados por meios tecnológicos de comunicação a distância, independentemente de sua nomenclatura, como psicoterapia pela Internet, ou quaisquer outros termos que designem abordagem psicoterapêutica online, pela Internet, já existentes ou que venham a ser utilizadas” (artigo 9 da resolução 11/2012) ainda não tem validade, portanto, não tem reconhecimento do Sistema de Conselhos e nem da comunidade científica. E, mesmo para as pesquisas sobre Psicoterapia Online que estejam concluídas, “o reconhecimento da validade dos resultados das pesquisas em atendimento psicoterapêutico realizadas por meios tecnológicos de comunicação a distância depende da ampla divulgação dos resultados e do reconhecimento da comunidade científica e não apenas da conclusão de pesquisas isoladas” (artigo 10 da resolução 11/2012).